segunda-feira, 25 de maio de 2015

UM BRINQUEDO QUE RESISTIU ATÉ OS DIAS DE HOJE


As bonecas de pano ainda fazem parte do mundo das meninas,  principalmente as pobres no Nordeste e  interior de Pernambuco.
São Chamadas de Bonecas de feira , Boneca de retalho ou "Bruxas" de pano, São feitas de sobras de tecidos variados, às vezes meias usadas, algodão, espuma, lã e até espigas de milho ,que pode virar o corpo da boneca. Feitas em vários tamanhos, algumas  mais trabalhadas que as outras,com ricos detalhes recriando personagens famosos.É Comum também se encontrar casais de noivos , baianas, padres ...São bastante usadas na decoração das festas do mês de junho sempre caracterizando os personagens juninos.
Umas são tão pequeninas  menores do que uma tampa de caneta

Quando Luiz Gonzaga cantou o verso da música "Xote da meninas" ,toda  menina que enjoa da boneca é sinal de que o amor já chegou no coração... com certeza estava se referindo a uma boneca deste modelo.



Personagem Nega Maluca




palhacinhos feitos com uma técnica bastante usada no Nordeste "Fuxico" círculos de tecido que franzidos formam um círculo menor que compoem o corpo dos bonecas, O palhaço é uma figura muitos presente nas bonecas de tecido do Nordeste
Gueixa  também  feita em tecido ,boneca mais caprichada e com detalhes de vários outros materiais como miçangas e lantejoulas
Outra forma de fazer bonecas é aproveitando a cabeça de plástico ou borracha de alguma outra boneca  estragada,e deixando-as com característica bem brejeira!



Nenhum comentário:

Postar um comentário